Avançar para o conteúdo principal

Tabela Periódica

Um pouco sobre a tabela periódica...

  • A tabela tem os elementos químicos dispostos em ordem crescente de número atômico e são divididos em grupos (ou famílias) devido a características que são comuns entre eles.
  • Cada elemento químico é representado por um símbolo, por exemplo a prata é representada por Ag devido a seu nome no latim argentum.
  • Cada elemento possui ao lado de seu símbolo o número atômico e o número de massa.

Quanto a classificação dos elementos da tabela periódica...

  • Metais: São bons condutores de calor e eletricidade. São sólidos nas CNTP (com exceção do mercúrio), além de maleáveis e dúcteis.
  • Não metais: São maus condutores de corrente elétrica e calor. Podem assumir qualquer estado físico na temperatura ambiente.
  • Gases nobres: Apresentam baixa reatividade, sendo até pouco tempo considerados inertes.

Localização dos elementos na tabela periódica...

Os elementos podem ser classificados em representativos ou de transição (interna e externa). Os representativos são aqueles cuja distribuição eletrônica termina em s ou p. Os elementos de transição externa são aqueles cuja distribuição acaba em d, e os de transição interna acabam em f. A localização de um elemento na tabela periódica pode ser indicada pelo seu grupo e seu período. Os elementos de transição interna são os que se encontram nas duas linhas bem embaixo na tabela e na verdade é como se estivessem localizados no no sexto e sétimo período do grupo três.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mamíferos

Animais vertebrados; Animais terrestres, aquáticos e voadores, como os morcegos; Altamente adaptáveis e podem ser encontrados por todo planeta; Muitos vivem em sociedades e dedicam cuidado aos seus filhotes até o momento em que se tornam independentes; Caracterizam-se principalmente, pela presença de pelos pelo corpo e de glândulas mamárias nas fêmeas; Alimentação: Carnívoros, Herbívoros ou Onívoros; Respiração: Pulmonar; Sistema nervoso: Altamente complexo é o mais avançado dentre todos os vertebrados; Reprodução: Sexuada; Após o nascimento, os filhotes recebem o leite materno originado das glândulas mamárias das mães.; Tempo de gestação e a quantidade de filhotes originados a cada ciclo reprodutivo varia conforme a espécie 

Aves

A classe das aves inclui seres vivos que possuem por característica principal a presença de penas . Estruturas  extremamente importantes, pois funcionam como isolante térmico e também são fundamentais para os representantes que voam por proporcionarem uma maior aerodinâmica. Além disso, elas podem ser usadas por algumas espécies como atrativo para o acasalamento. A pele desses animais é fina, elástica e relativamente seca. Em algumas espécies, é encontrada a glândula uropigiana , que é capaz de produzir uma secreção formada por substâncias lipídicas. Essa secreção permite que o animal fique com as penas impermeáveis, após um mergulho, por exemplo. Esses animais, muitas vezes, são associados ao voo, entretanto, nem todas as aves possuem essa capacidade. Chamamos de ratitas as que não são capazes de voar e de carenatas as que possuem essa habilidade.

RÉPTEIS

Os répteis são animais vertebrados que possuem o corpo com escamas; Sua temperatura corporal varia conforme a temperatura do ambiente em que estão. Assim, quando está frio, o corpo apresenta uma temperatura baixa e, ao esquentar, ele também se aquece; Répteis costumam ser encontrados em ambientes terrestres. Alguns também podem ser vistos nos troncos ou copas de árvores, dentro da água, ou mesmo caminhando em nossas paredes, como é o caso das lagartixas; Geralmente eles põem ovos com casca; Muitos répteis rastejam ao andar, mesmo aqueles que possuem quatro patas; Todos possuem cauda e alguns também apresentam uma carapaça. Os representantes mais conhecidos desse grupos são: Tartarugas; Cobras; Jacarés; Lagartos; Crocodilos. Tartaruga